FANDOM

“Estou aqui."
- Ib

Ib (イ ヴIvu ) é a protagonista do jogo de terror IB e a primeiro personagem controlável no jogo. Ela, junto com Garry e Mary (v1.04), é um dos poucos personagens que o jogador pode controlar. Editar

Aparência Editar

Ib é uma menina de nove anos com cabelos castanhos e olhos vermelhos. O cabelo dela é castanho-amarelado, dividido em franja franzida na testa, com o descendo pelas costas. Ela usa uma blusa branca de mangas compridas adornada com uma gravata vermelha, semelhante à azul que Mary usa, e uma saia vermelha na altura do joelho que combina com o lenço. Ela também usa meias pretas até o joelho e sapatos vermelhos com solas brancas e adornada com um pequeno laço vermelho no topo de cada sapato. Seu traje é muito parecido com um uniforme escolar.

Na Exposição True Guertena, durante uma das conversas de Garry com Ib, ele observa que ela parece ser magra, se pergunta se está comendo corretamente e diz a ela para ter certeza de que está comendo alimentos nutritivos. Na "Sala Segura", Garry elogia seu senso de moda.

Também na Exposição True Guertena, em uma das conversas de Mary com Ib, ela nota que seu cabelo é muito sedoso.

Personalidade Editar

A personalidade de Ib varia dependendo das escolhas do jogador. Ela parece ser mostrada com pouca emoção, mas Kouri desenhou algumas das reações de Ib às coisas. As escolhas de personalidade do jogador afetam o final do jogo (as escolhas que o jogador faz afetam o modo como Ib fala e age em relação a Garry ou Mary).

No entanto, Ib é mostrada como reticente e reservada. Na maioria das vezes, ela parece ter uma imunidade mental incomum para eventos surreais que normalmente resultariam em trauma. Não se sabe se ela é simplesmente muito jovem e ingênua para identificar quando certas coisas estão fora do comum ou se ela tem a capacidade de não ser afetada emocionalmente, o que a impede de ficar sobrecarregada.

Mas ela é muito gentil, compassiva e emocional por dentro. Quando os eventos da galeria amaldiçoada começam a envolver aqueles que são significativos para Ib (ou seja, seus pais e, posteriormente, Garry, com eventos variados dependendo da rota do jogador), o estado mental de Ib parece estar perturbado, pois ela expressa preocupação durante aqueles momentos. Ib está claramente assustada com a galeria amaldiçoada durante a cena mostrando seu pesadelo. Ela também é muito sensível aos outros, pois sentiu pena de Mary quando teve que deixá-la para trás.

Ao contrário de Garry, ela não expressa ou demonstra muito seus sentimentos. Por causa de sua idade, Ib é muito inocente e ingênua. Ela não consegue ler certas palavras na galeria e não entende muito do que está acontecendo, embora esteja ciente do conceito de perigo. Por exemplo, em qualquer um dos finais em que Garry morre, Ib, ao ver seu corpo, vai pensar que ele está dormindo.

Rosa Editar

Ib pega sua rosa vermelha depois que ela entra na galeria amaldiçoada do Fabricated World. Depois de pegá-la, a rosa na interface indicará que a rosa tem apenas três pétalas, mas pode ser restaurada para um estado saudável de cinco pétalas depois de ser curada no vaso próximo. Sua rosa é vermelha e simboliza o amor e a compaixão, de acordo com a linguagem das flores. Ao contrário da rosa de Garry, sua rosa tem apenas cinco pétalas. Isso pode ser porque ela é mais jovem e, portanto, mais fraca que Garry.

Função Editar

Ib, com seus pais, um dia visita um museu de arte com obras de arte de Guertena. Sua mãe lhe dá permissão para olhar a arte sozinha, e Ib passa a explorar o museu sozinha. Eventualmente, ela é transportada para o Fabricated World. Depois de explorar um pouco, ela finalmente encontra a Rosa Vermelha.  A rosa está ligada à sua vida, e se ela morrer, ela também. Ela não entende isso, no entanto, porque não consegue ler completamente o sinal ao lado de onde encontrou a rosa.

Enquanto Ib continua passando pela galeria amaldiçoada, ela encontrará Garry, desabado no chão e parecendo estar com dor, ainda segurando uma Chave Pequena apertada em sua mão. Depois que ela pegar a chave, se ela dá atenção a Garry, e terá duas opções: chamá-lo ou massagear seus ombros, o que causará pouco impacto ou causará ainda mais dor, respectivamente. No entanto, essas opções ficarão indisponíveis depois que Ib obtiver a Rosa Azul , que ela encontrará dividida pela Dama de Azul. Como Garry, assim como Ib, está ligado a uma rosa, nada o ajudará até Ib curar sua rosa.

A maneira como Ib se comporta em relação a Garry é escolhida pelo jogador, mas também é parcialmente controlada pelo jogo. Ib parece amar Garry da mesma forma que ele gosta dela. Além disso, como o relacionamento com Garry pode ser escolhido, ele também pode ser escolhido com Mary, mas não há vínculo entre as dois. Ib parece gostar de Mary, já que Garry disse que Ib pode se arrepender por deixar Mary depois que ele a defendeu de Mary uma vez que ele descobriu/lembrou a verdade sobre ela ser uma pintura. Mesmo que Ib entenda que Mary é uma pintura, ela não pensa em quão perigosa Mary pode ser.

Quando Ib escapa com Garry no Sketchbook, eles logo acabam na Caixa de Brinquedos depois que Mary os empurra para dentro. Dependendo das conversas entre Mary e Ib, ela pode ou não ser capaz de encontrar a rosa. Se não houver pétalas acima de Ib depois que ela acordar, sua rosa não poderá ser encontrada. Se as pétalas de sua rosa forem vistas acima de Ib, ela poderá ser encontrada.

Relacionamentos Editar

Garry Editar

Ib trata Garry como ele faz com ela. Garry pode ser visto como uma figura de "irmão mais velho" para ela. Ela gosta muito dele e se sente segura perto do mesmo, e Garry sente o mesmo, às vezes até mesmo precisando de Ib para sua própria proteção e sanidade. Ib frequentemente faz perguntas a Garry, algumas são o que certas palavras ela não pode ler, outras sobre Garry. Ele é muito importante para a Ib, o que é comprovado pelo sistema de pontos de cofiança. Se o vínculo chegar a oito pontos, Ib poderá lhe dar seu precioso lenço quando ele cortar sua mão. Além disso, se Garry ficar louco no Doll Room, ela o abraçará. Caso contrário, ela o abraçará quando ele a salvar da tentativa de Mary de esfaquear Ib na Área Marrom .

Uma vez que o jogador escolhe a maioria das escolhas de Ib com Garry, pouco pode ser dito sobre seu relacionamento real. No entanto, em um dos finais de Ib All Alone, ela confia nele o suficiente para retornar ao Fabricated World com o falso Garry, e no final de Welcome to the World of Guertena , se Ib for incapaz de restaurar a sanidade de Garry, então ela parece entrar em desespero, e no final da Promise of Reunion, Ib age agradavelmente com Garry, cuidando e retribuindo seus sentimentos por ela.

Mary Editar

Ib, a princípio, fica feliz em conhecer Mary para continuar a busca de uma saída juntas. Ela pensa em Mary como uma amiga ou irmã, assim como Mary se sente em relação a Ib. Mesmo que Ib pense em Mary como sua irmã, ela está mais perto de Garry, uma vez que eles se conhecem há mais tempo. Ela age quase da mesma maneira em relação a Mary como a Garry, mas não confia tanto nela. Às vezes, ela fica com medo de Mary. No entanto, Ib sente pena de Mary depois de queimar e deixar ela.

Mãe Editar

Ib chega à galeria de arte com a mãe e o pai e pergunta se ela pode sair sozinha. Sua mãe deixa desde que ela não se envolva em problemas. Sua mãe parece ser um pouco rígida, mas confia em Ib. Quando as luzes se apagam, os pais de Ib, junto com todo mundo na galeria de arte, desaparecem. No mundo fabricado com Garry , ela vê um retrato de sua mãe e pai ( casal ) e fica visivelmente perturbada. Em uma conversa com Garry na Sala Segura , quando ele elogia a roupa de alta qualidade de Ib que ela está usando, Ib afirma que sua mãe a escolheu para ela. Mary também pergunta a ela sobre sua mãe quando eles estão separados de Garry. Se Garry viver e Ib estiver prestes a pular na pintura com ele, a falsa mãe de Ib virá (a quem Garry não pode ver). Ib parece ter um bom relacionamento com a mãe e pareceu sentir falta dela. Se Ib escolher ir com a mãe falsa, o resultado será o final Ib All Alone . Em cada final que Ib escapa da galeria de arte, sua mãe tem algum tipo de papel, geralmente dizendo a Ib que é hora de sair ou conversar com ela sobre as pinturas.

Pai Editar

Não se sabe muito sobre o relacionamento de Ib com seu pai, pois ele fala muito pouco e é pouco falado no jogo. Ele parece ter uma atitude mais descontraída no entanto. Ib chegou à galeria de arte com a mãe e o pai, e o pai foi até a recepção para pegar alguns panfletos. Ele desaparece junto com todo mundo quando as luzes se apagam. Se Ib escapa da galeria de arte, ela pode encontrar seu pai olhando para as pinturas. Se Ib dorme na Fase Final, Ib vai se lembrar de seu pai lhe dando um coelho de pelúcia para seu aniversário, apesar do desacordo de sua mãe (já que Ib já tem muito coelhos de pelúcia). Ib e seu pai parecem estar em condições relativamente boas.

Trivialidades Editar

  • Devido a sua idade, muitos dos livros que Ib lê têm palavras que ela não consegue ler. Estes aparecem como "???". O "???" desaparece quando ela está com Garry, já que ele pode lê-los para ela.
    • Em um ponto, sua incapacidade de ler certas palavras é usada para censurar algumas palavras maliciosas em um livro que ela encontra, que Garry prontamente fecha e diz para ela não ler até que ela esteja mais velha.
  • Ib parece ser mais corajosa do que Garry devido ao seu comportamento inocente, que é causado pela ingenuidade de sua idade. Por causa disso, a percepção de objetos no Fabricated World por Ib é afetada, como ver a maioria dos bonecos azuis como coelhinhos. Como Garry é mais velho, ele entende o que as coisas nesse mundo são capazes e está ciente das singularidades das pinturas ao vivo, razão pela qual sua visão de objetos não é afetada.
  • Ib sofre de múltiplas alucinações na galeria amaldiçoada, duas delas envolvendo-se pendurada, vendo os bonecos azuis como coelhos e vendo sua mãe ou Garry nos finais de Ib all Alone. Isso pode estar ligado a ela ser incapaz de entender certos aspectos da galeria amaldiçoada.
  • Se Garry morrer, Ib o descreve como dormindo; ou ela é muito jovem para saber o que é a morte e que Garry está realmente morto, ou ela não quer aceitar o que aconteceu com ele.
  • O nome de Ib pode ser uma variação de "Eva", como "Ivu" (o nome de Ib em romaji) é a pronúncia japonesa do nome "Eva".
    • Em um e-mail privado, Kouri afirmou que sempre foi pretendido que o nome de Ib fosse pronunciado "Ib" em vez de "Eve".
    • Seu nome também pode ser a forma abreviada de / baseada na palavra japonesa "ibara", que se traduz como "espinho". No entanto, Ibara não é um bom nome, pois dá a implicação de que a pessoa com esse nome "pica".
  • O animal favorito de Ib é provavelmente um coelho. Na Sala das Bonecas , ela vê as bonecas azuis como coelhos; ela é vista em muitos dos desenhos de Kouri com um coelho; além de ser dona de muitos coelhinhos de pelúcia em sua casa, a ponto de sua mãe achar que ela é demais.

Galeria Editar